A preocupação deve ser mais abrangente do que o risco de lesão

A preocupação deve ser mais abrangente do que o risco de lesão

2020-05-26

Óscar Tojo faz um balanço positivo da primeira formação (“Estratégias de Manutenção da Condição Física”).

Foi no passado dia 21 de maio que teve lugar, entre as 17h00 e as 19h00, a primeira ação de formação online promovida pelo Sindicato, inserida num ciclo que terá novas ações a 27, 29 e 2 de junho.

Óscar Tojo, professor na Faculdade de Motricidade Humana que desempenhou funções como metodólogo do Santos Laguna e de treinador adjunto do Cruz Azul, ambos do México, foi o formador responsável pela ação subordinada ao tema “Estratégias de Manutenção da Condição Física”. O balanço desta iniciativa do Sindicato foi francamente positivo.

“É algo de novo para todos, é um projeto interessante”, começou por referir Óscar Tojo, antes de prosseguir: “Hoje em dia, os jogadores estão muito mais disponíveis e sensíveis a este tipo de formações e encaram este tipo de projetos como algo de muito positivo. Em termos gerais, acho que a formação correu bem, até pelo feedback que fui tendo ao longo da ação e final da mesma. Fiquei extremamente contente com a formação que foi desenvolvida. Não sendo uma área que, nos últimos tempos, tenha sido muito abordada por outros colegas, porque é tudo novo para nós – estamos a falar de uma situação totalmente inesperada e nova para todos nós, que nos leva também mais para zonas de desafio para tentarmos cumprir com aquilo que devemos fazer –, então a intervenção foi mais no sentido da utilização de algumas estratégias  para que os jogadores consigam manter-se ativos durante todo este período, não tanto direcionada para jogadores da I Liga, mas para todos os outros jogadores que estão no Campeonato de Portugal e II Liga e que olham para este período com algumas dúvidas e uma certa incerteza em relação ao seu futuro. Esta formação foi mais para sensibilizá-los e alertá-los para certas situações que estão diretamente ligadas a este tempo de paragem que eles atravessam e também traçar algumas estratégias para que eles possam diariamente estar ativos e desenvolver o seu trabalho de forma mais qualificada, para que, quando tudo voltar à normalidade, eles possam estar o mais bem preparados possível.”

O retomar da competição após uma paragem prolongada devido à quarentena traz um risco de lesões maior e suscita preocupações nos jogadores, merecendo a especial atenção dos especialistas. Contudo, como alerta Óscar Tojo, as preocupações dos atletas não se devem resumir ao risco de lesões, mas devem ser bem mais abrangentes.

“A preocupação deles tem de ser mais holística, porque posso ter o melhor plano preventivo possível para realizar, mas depois falta-me o desenvolvimento das capacidades físicas inerente àquilo que é o esforço num jogo de futebol. Eu posso ter este plano de dimensão física muito bem preparado, mas se depois não tiver cuidados em casa com a minha alimentação, com aquilo que é a minha dieta, posso estar a prejudicar todo o trabalho que está a ser realizado na dimensão física. Depois, temos também as componentes mais emocionais, que estão diretamente relacionadas com toda esta incerteza que todos estamos a viver. Nesse sentido, a intervenção e a sensibilidade que lhes foi passada foi mais no sentido de “visão de helicóptero”, em que eles, para além dos cuidados físicos e preventivos que são fundamentais, porque os riscos de lesões vão ser elevados e a prova disso mesmo é que, recentemente, com o início da Bundesliga, o índice de lesão aumentou muito entre os jogadores, julgo que a preocupação deles deve ser mais holística, mais abrangente, inclusive o contacto com a bola deve estar presente nas suas rotinas diárias.”, rematou Óscar Tojo.

Refira-se que esta foi a primeira ação desenvolvida pelo Sindicato, inserida num ciclo que envolve mais três formações: dia 27, entre as 17h00 e as 19h00 terá lugar a formação “Análise de Jogo – Perspetivas”, por Pedro Bouças, treinador adjunto do Santos (Brasil) e ex-comentador do Canal 11; dia 29, Daniel Barreira, scout do FC Barcelona e professor universitário, será o formador de “Scouting e Identificação de Talentos”, entre as 18h00 e as 20h00; “Social Media e os Jogadores” será a formação agendada para 2 de junho, entre as 17h00 e as 19h00, com Paulo Rossas, creative and social media consultant, como formador.