NOTÍCIAS
Há um novo caminho profissional possível para os jogadores
Pedro Bouças e a formação em “Análise do Jogo – Perspetivas”, realizada esta quarta-feira.
Decorreu esta quarta-feira, 27 de maio, a segunda ação de formação online promovida pelo Sindicato dos Jogadores. A sessão esteve a cargo do formador Pedro Bouças, analista dos brasileiros do Santos e membro da equipa técnica liderada por Jesualdo Ferreira.
Tendo como tema “Análise do Jogo – Perspetivas”, Pedro Bouças começou por explicar aos 75 participantes quais os principais focos de análise, antes de um jogo de futebol: a própria equipa, o adversário e as tendências do modelo de jogo.
O analista do Santos utilizou os exemplos do Palmeiras e do Defensor, adversários para diferentes competições, para explicar aos formandos como é que a análise varia conforme a equipa que se vai defrontar.
A palestra dada pela equipa técnica aos jogadores do Santos, antes e depois de cada partida, foi também motivo de análise, durante as duas horas de formação, que contou com a participação de jogadores e jogadoras no ativo, ex-futebolistas e treinadores.
Em declarações ao site do Sindicato dos Jogadores, o formador Pedro Bouças faz um balanço muito positivo da sessão: “Foi muito interessante. O feedback foi muito bom, por parte de todos os participantes, e espero que tenha sido enriquecedor e que se tenham divertido tanto quanto eu a fazer a palestra”.
Perante dezenas de jogadores no ativo, Pedro Bouças fez questão de mostrar aos futebolistas que o trabalho de analista é uma possibilidade a ter em conta, quando concluírem a carreira. “Há um novo caminho profissional possível para os jogadores, depois de terminada a sua atividade. Esta formação passou muito por mostrar o que é o trabalho de um analista e como é que este se integra numa equipa técnica”, revelou.
Questionado sobre as principais tendências no modelo de jogo das equipas, a que poderemos assistir no futuro, Pedro Bouças recorreu ao exemplo da Atalanta, formação que tem surpreendido, pela positiva, no campeonato italiano e na Liga dos Campeões: “Nota-se uma tendência muito forte para o sistema de três centrais e uma grande preponderância ofensiva dos defesas. Os jogadores mais recuados serão os primeiros desequilibradores de uma equipa e isso é algo que a Atalanta já faz e que se fará mais no futuro.”
Nos dias que correm, vivemos condicionados pela pandemia da Covid-19, mas isso é algo que, na opinião de Pedro Bouças, não irá prejudicar o trabalho dos analistas de futebol. “Neste regresso das competições, deverá haver uma enorme limitação física por parte dos atletas, mas progressivamente a condição física voltará ao que era e não acredito que haja alterações naquilo que se faz dentro do campo”, conclui.
Esta foi a segunda ação desenvolvida pelo Sindicato, inserida num ciclo que envolve mais duas formações: esta sexta-feira, dia 29, Daniel Barreira, scout do FC Barcelona e professor universitário, será o formador de “Scouting e Identificação de Talentos”, entre as 18h00 e as 20h00. “Social Media e os Jogadores” é a formação agendada para 2 de junho, entre as 17h00 e as 19h00, com Paulo Rossas, creative and social media consultant, como formador.