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Estamos à distância de um pedaço de conteúdo para nos tornarmos virais
Paulo Rossas dirigiu formação online sobre a relação dos jogadores com as redes sociais.
Decorreu esta terça-feira, 2 de junho, a quarta ação de formação online promovida pelo Sindicato dos Jogadores. A sessão esteve a cargo do formador Paulo Rossas, criativo e consultor de redes sociais.
Tendo como tema “Social Media e os Jogadores”, Paulo Rossas começou por explicar aos 40 participantes que as redes sociais são ferramentas únicas e que as marcas sabem disso, estando-se a assistir a um grande investimento no digital.
O criativo e consultor deu alguns conselhos aos participantes na formação online para utilizarem as redes sociais a seu favor, mostrando alguns exemplos do uso correto e incorreto das mesmas.
Ao site do Sindicato dos Jogadores, Paulo Rossas explicou em que consistiu esta formação: “O principal objetivo foi dar ferramentas a quem nos estava a ver, para perceber que todo este mundo do digital pode ajudar jogadores, treinadores, clubes, dirigentes, em aspetos de formação e procura de novos talentos. Devem olhar para este mundo numa perspetiva muito positiva, pois todos nós estamos à distância de um pedaço de conteúdo para nos tornarmos virais.”
Com base nesta formação, Paulo Rossas acredita que os participantes conseguiram retirar algumas mais-valias. “Perceberam como é que este mundo funciona e como é que podem utilizar as redes sociais para seu próprio proveito e das entidades que representam. A partir do nada, podem crescer de forma rápida. Ninguém esperava que este mundo fosse tão dinâmico, direto e conseguisse atingir milhões de pessoas em todo o mundo. Estamos numa bolha mundial e à distância de um clique”, revela.
Os jogadores não devem esquecer o seu lado humano, quando publicam algo nas redes sociais, como lembra Paulo Rossas: “Quando vai para as redes sociais, o jogador tem de conseguir juntar o lado de atleta com o lado pessoal. As redes sociais servem para juntar estes dois mundos. O que os atletas têm de fazer é contarem a sua história, serem honestos e não serem aqueles influenciadores onde o mundo é perfeito, porque o atleta tem momentos bons e maus.”
Numa época marcada pela pandemia da Covid-19, o criativo e consultor de redes sociais explica como é que se pode fazer a diferença no âmbito deste tema: “Contar histórias, dar uma pequena alegria a quem está em casa e explicar que, quando não há futebol, existe união, amizade e espírito de equipa. Devem mostrar o que estão a fazer em casa e como é que estão a lidar com isto. Nós olhamos para os atletas de alta competição como se fossem deuses, mas a verdade é que eles são humanos e a Covid-19 também os atinge. Só têm de nos mostrar a sua realidade, para percebermos que estamos todos na mesma situação.”
A próxima ação de formação online, desenvolvida pelo Sindicato, terá lugar no próximo dia 17, entre as 17 e as 19 horas, sobre “A Relação entre Árbitros e Jogadores”, com o ex-árbitro internacional Duarte Gomes como formador.