O GOAL é um projeto financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Erasmus+ para o desporto, desenvolvido e implementado por 8 entidades de 7 países: Grécia (Universidade Aristóteles de Salónica), Reino Unido (Universidade de Coventry), Chipre (Fundação para a Investigação da Universidade de Nicósia), Espanha (Associação Espanhola de Jogadores de Futsal e Associação Espanhola de Jogadores Profissionais de Basquetebol), Portugal (Sindicato dos Jogadores), Polónia (Fundação V4Sport) e Bélgica (Confederação Europeia das Associações Nacionais de Jovens Empreendedores).

O propósito do projeto GOAL, que é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus +, é providenciar suporte aos atletas no ativo e retirados através da promoção da sua carreira profissional fora do contexto desportivo.

Partindo das competências desenvolvidas ao longo da sua atividade enquanto atletas (capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão, comunicação, trabalho de equipa, liderança, etc.), o GOAL visa promover junto destes uma possibilidade de formação que lhes permita uma melhor introdução no mercado de trabalho no pós-carreira desportiva.

Assim, o projeto GOAL tem por objetivo a construção de um programa educativo online, baseado numa abordagem pedagógica denominada “gamification” (a qual consiste na aplicação dos princípios de evolução, desenvolvimento e vinculação presentes nos jogos de computador a outros contextos de aprendizagem), com o objetivo de potenciar nos atletas e ex-atletas o desenvolvimento e aprendizagem daquelas competências laborais que lhes permitam organizar, planear, antever e enfrentar o seu futuro com maior confiança e qualificação.

O projeto Goal propõe-se a promover um programa de formação online e gratuito, dirigido a atletas e ex-atletas das diferentes modalidades desportivas, perspetivando:

1. Desenvolver um conteúdo tecnológico baseado nos princípios pedagógicos das abordagens gamificadas.

2. Implementar atividades formativas diversas que permitam o reconhecimento e desenvolvimento de competências pessoais (soft-skills).

3. Suportar e promover a construção de conhecimento e competências empreendedoras numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

4. Providenciar suporte e acompanhamento no processo de transição profissional dos atletas.