PROJETO HALT
O projeto HALT foca-se na sensibilização e prevenção do assédio e abuso no desporto, através da criação e exploração de um conjunto de metodologias de aprendizagem (jogos digitais, material divulgativo, media audiovisuais, criação de uma comunidade de prática online, etc.) desenvolvidas por académicos (Universidade Europeia de Chipre Universidade Aristóteles de Salónica) e promovidas por uma rede de organizações desportivas como federações (EGO – Federação Grega de Ginástica), associações de atletas (SJ – Sindicato dos Jogadores - e AJFSF – Associação de Jogadoras de Futsal Feminino, de Espanha) e outras (EUSA – Associação Europeia de Desporto Universitário – e ASVO Salzburgo).
Tem como principais objetivos:
1. Desenvolver Comunidades de Práticas Online (CoP) para sensibilização sobre o assédio e abuso no desporto entre atletas, académicos e partes interessadas do setor desportivo e assim permitir a criação de sinergias e aprendizagem colaborativa sobre o estado da arte relativo ao assédio e abuso no desporto e sua prevenção.2. Permitir a partilha de conhecimento e de melhores práticas com ênfase na sensibilização e conhecimento dos atletas sobre o assédio e abuso no desporto através da criação de material de e-learning, procurando assim minimizar o risco de ocorrência de comportamentos ofensivos para com as pessoas envolvidas no desporto, identificando novas áreas de intervenção políticas e desenvolvendo novas normas sociais através da promoção e identificação de casos em todos os níveis e tipos de desporto.
3. Sensibilizar os grupos-alvo sobre assédio e abuso no desporto (criando um vídeo, disponível online na CoP).
4. Desenhar e desenvolver conteúdos digitais baseados na metodologia da gamification & Serious games de forma a que os desportistas (a) reconheçam, e (b) evitem o assédio e o abuso.
5. Aumentar o conhecimento das partes interessadas no desporto sobre os benefícios do uso da CoP para a sensibilização no âmbito dos contextos de assédio e abuso no desporto, considerando a investigação, a formação e as políticas desportivas, estimulando assim a adoção de futuros métodos educativos que sejam inovadoras e que contribuam para a prevenção do assédio e abuso no desporto. Desenvolver Comunidades de Práticas Online (CoP) para sensibilização sobre o assédio e abuso no desporto entre atletas, académicos e partes interessadas do setor desportivo e assim permitir a criação de sinergias e aprendizagem colaborativa sobre o fenómeno do assédio e abuso no desporto e a sua prevenção.