Curso de Inicial de Formação de Dirigentes

 

Definição do Curso

Esta formação dirige-se a todos os jogadores de clubes participantes em provas nacionais ou distritais de futebol, futsal e futebol de praia que aspiram assumir funções de diretores desportivos em organizações desportivas.

Os participantes terão a oportunidade de obter conhecimentos e competências especializadas em matérias que são necessárias ao desempenho dessa função de que se destacam: governança e estratégia, liderança e gestão de ativos; regulamentação; contabilidade e análise financeira; técnicas de negociação e intermediação; comunicação, marketing e vendas; e seleção e desenvolvimento de jogadores. O curso incluirá sessões com a participação de um vasto e prestigiado painel de especialistas provenientes dos órgãos máximos de gestão e administração do futebol nacional e internacional, para além do contributo de conceituados académicos das mais reputadas instituições de Ensino Superior nacionais.

 

A Quem se Destina?

Jogadores e ex-Jogadores que procurem qualificação na área, tendo em vista o cargo de dirigente Desportivo.

Plano de estudos

O curso de formação inicial de dirigentes dispõe de um total de 4 unidades de crédito (ECTS) a que correspondem um total de 126 horas de trabalho, das quais 36 são horas de trabalho acompanhado sob a forma de aulas teóricas (36 horas). Esta carga horária, no que se refere às horas de trabalho acompanhado, é a necessária para a lecionação deste programa, considerando a premissa que os participantes desenvolverão o trabalho autónomo de estudo. As sessões a lecionar serão de natureza expositiva, centradas na reflexão e debate teórico, conceptual e metodológico sobre os módulos temáticos considerados. Todas as sessões teóricas terão a duração de 3 horas, com um intervalo de cerca de 20 minutos. Na primeira aula do curso de formação e antes de se iniciar o 1º módulo temático, o coordenador do Curso apresentará o mesmo, a distribuição dos módulos temáticos pelas diferentes sessões, a sua integração e posicionamento no programa de formação de dirigentes, os formadores assim como o modelo de avaliação.

Estrutura do Programa

O programa deste curso de formação encontra-se estruturado em doze grandes módulos temáticos, que, articulados entre si, permitem uma progressão dinâmica na abordagem dos conteúdos de aprendizagem. A seleção dos módulos temáticos apresenta afinidade com outras propostas de instituições nacionais e internacionais.

Módulos:

1 – Organização e Gestão

Tem como objetivo ajudar os participantes a desenvolver as competências necessárias a uma melhor organização e gestão de um clube desportivo. Neste sentido serão abordados alguns tópicos que dizem respeito à logística, patrocínios, eventos desportivos, gestão de riscos e instalações desportivas.

2 – Planeamento

Aborda a problemática do desenvolvimento de um planeamento estratégico para o bom funcionamento de um clube desportivo. Pretende-se assim consciencializar o participante da importância das ações dos dirigentes serem orientadas para uma visão estratégica do clube e compartilhadas por todos os stakeholders que nele estão envolvidos.

3 – Liderança

Pretende proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais fundamentais para adoção de papéis de liderança em contextos desportivos. De entre as competências abordar destacam-se a comunicação, a motivação, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a gestão de conflitos e a ética.

4 – Pessoas e Media

Procura dotar os participantes dos princípios necessários à construção e gestão de um programa eficaz de relações com os media e organizações desportivas. Serão apresentados e discutidos diferentes princípios necessários à construção e gestão de um programa eficaz de relações com os media.

5 – Direito no desporto

Pretende oferecer aos participantes a aquisição de conhecimentos jurídicos fundamentais para operar com maior responsabilidade e segurança no ambiente desportivo. Serão apresentados e discutidos os principais instrumentos jurídicos a utilizar na organização e gestão de atividades e recursos desportivos.

6 – Financeiro/Fiscalidade

Pretende dotar os participantes de competências que lhes permitam uma gestão financeira mais adequada dos clubes desportivos. Serão abordados tópicos fundamentais que se referem à captação e ao controlo de custos e orçamento.

7 – Marketing e Comunicação

Pretende proporcionar aos participantes conhecimentos sobre marketing, promoção e patrocínio e como estes se podem aplicar ao desenvolvimento de um clube desportivo. Será ainda discutida a importância da comunicação no sucesso das organizações e as competências que se exigem aos dirigentes para que possam comunicar as suas mensagens com a maior eficácia para públicos específicos.

8 – Arbitragem

Pretende promover conhecimentos essenciais sobre os princípios fundamentais das leis do jogo de futebol.

9 – Disciplina

Procura dotar os participantes de conhecimentos sobre o regulamento disciplinar das provas organizadas pela FPF e ADRs assim como sobre os regulamentos de prevenção da violência e de anti-dopagem.

10 – Integridade/Ética no Futebol

Pretende mostrar de que forma é que o futebol pode ser entendido como um instrumento educativo para aquisição de valores. Para além disso, serão transmitidos conhecimentos e competências que possibilitem o desenvolvimento de um futebol mais ético e menos violento e que permitam melhorar a relação entre o dirigente e a família dos jogadores.

11 – Gestão da Carreira do Jogador

Pretende desenvolver conhecimentos relativos ao desenvolvimento dos atletas e promoção da sua carreira nos âmbitos técnico-desportivo, académico, profissional e jurídico.

12 – Tecnologia

Aborda a problemática da importância da utilização das tecnologias na melhoria do funcionamento dos clubes desportivos.

 

Locais

Lisboa Complexo Desportivo de Odivelas

Porto – Local a designar

 

Duração

Teóricas – 36 horas

Trabalho Autónomo – 90

Total de Horas de Trabalho (4 ECTS) 126 horas

Avaliação

Frequência de 75 % do número de horas das sessões teóricas

A Avaliação dos conhecimentos e competências dos participantes é realizada através de um exame escrito ou da apresentação de um trabalho individual.

 

Processo de Seleção

30 vagas por curso

Critérios de seleção por ordem decrescente:

- Jogadores no ativo sem clube;

- Jogadores retirados;

- Jogadores no ativo inscritos em Provas Nacionais;

- Jogadores no ativo inscritos em provas regionais;

Caso existam mais candidatos do que as vagas disponíveis, será tido em conta o momento em que é realizada a inscrição

Formadores Responsáveis/Perfil pelos Módulos Temáticos: (A consulta em reunião de bolsa de formadores)

1 – Organização e Operações -

2 – Planeamento –

3 – Liderança – Joaquim Evangelista

4 – Pessoas e Media – Jornalista ou Diretor Comunicação Clube

5 – Direito no desporto – João Oliveira, João Nogueira da Rocha, Tiago Rodrigues dos Santos

6 – Financeiro – Responsável pelo Departamento Financeiro Clube

7 – Marketing e Comunicação -

8 – Arbitragem – José Fontelas Gomes

9 – Disciplina - João Oliveira, João Nogueira da Rocha, Tiago Rodrigues dos Santos

10 – Integridade/Ética – José Carlos Lima (IPDJ)

11 – Gestão da Carreira do Jogador – Joaquim Evangelista, João Oliveira, Carlos Fernandes

12 – Tecnologia