Gabinete de Educação

A missão do Sindicato, como entidade que representa os Jogadores, passa por defender e valorizar o Jogador, tendo-o como centro da sua ação. Neste sentido, assume como prioridades algumas áreas de atuação que não se esgotam no apoio jurídico-laboral dado aos seus associados, mas se centram também naquela que é a atuação no âmbito das diversas dimensões afetas ao seu desenvolvimento e bem-estar, sendo que uma delas tem sido a aposta na Educação. Para isso foi criado um Gabinete de Educação e Formação (GEF), direcionado para o desenvolvimento desta área estratégica.

Desde a sua criação, o GEF tem assumido um papel essencial na sensibilização dos Jogadores para a importância da sua educação para o seu crescimento pessoal e profissional, procurando apoiá-los na manutenção de uma carreira dual que lhes permita desenvolver as suas qualificações. A valorização do Jogador passa pela consciencialização da importância da sua qualificação para que esteja mais preparado a enfrentar os desafios da sua carreira e de uma posterior transição para novos desafios profissionais, sabendo que um Jogador consciente e com conhecimento está preparado para tudo.

A ação deste gabinete contribuiu já para uma melhoria das qualificações globais dos jogadores em atividade, aumentando a proporção de jogadores com o Ensino Secundário ou Superior completos, e diminuindo significativamente a proporção de jogadores com qualificações abaixo do ensino obrigatório.