MENSAGEM DO PRESIDENTE

A educação é, se não o mais, um dos maiores fatores de sucesso. O investimento em educação e em capital humano é uma prioridade.
A profissão de futebolista é uma carreira precária, de curta duração e desgaste rápido, onde é difícil conciliar a atividade e os estudos. Mesmos os que se esforçam mais, têm dificuldade ou não conseguem vencer.
Os jogadores não estão preparados e o futebol não garante emprego. A formação como meio de qualificação e requalificação assume aqui um papel crucial na transição e no pós-carreira desportiva.
É imperativo mudar de paradigma, apostar na educação dos jovens ativos, desempregados e retirados. Um jogador qualificado é fator de sucesso para o clube, para o desporto e para o país.
Sob o lema "valoriza a tua carreira dentro e fora das quatro linhas!", convoco todos os jogadores, jogadoras e demais agentes desportivos para definir como prioridade nacional a Educação e a Formação.
Juntos, instituições públicas e privadas, vamos certificar escolar, profissional e academicamente os futebolistas, prepará-los para a integração no mercado de trabalho e proporcionar-lhes formação específica no período de transição ou no fim da respetiva carreira.
Esta iniciativa depende da vontade dos jogadores investirem no sue futuro e terá mais ou menos sucesso se todos a apoiarmos.
Joaquim Evangelista
Presidente da Direção do Sindicato dos Jogadores