CURSOS À MEDIDA

Ações de Formação de Curta Duração

Oferta Formativa 2019/2020

 

- Scouting e deteção de talentos no futebol – 4h

Contexto
O jogador de futebol é um profundo conhecedor do seu âmbito de exercício profissional. Ao longo da sua carreira desenvolve um saber de experiência feito relativamente ao jogo que não deve ser desperdiçado. Este património de conhecimento permite ao jogador desenvolver a necessária habilidade na observação e deteção de outros talentos que apresentam características ótimas para um desempenho de alto rendimento na modalidade de futebol. Esta sensibilidade necessita, contudo, do necessário robustecimento do ponto de vista técnico e concetual o qual lhe permitirá exercer as funções de scouting com a necessária intencionalidade e sistematização.


Caracterização
A formação em scouting e deteção de talentos permitirá aos participantes o contacto com instrumentos e técnicas de sistematização da observação com vista à caracterização do jogador e do seu contexto. A utilização destas técnicas introduzirá os participantes nos conteúdos associados à carreira de scouting, dando assim resposta a uma das principais demandas profissionais do futebol atual.


Objetivos

  • Enquadrar a atividade de scouting no treino desportivo.
  • Discutir o conceito de talento desportivo.
  • Identificar as diferentes abordagens e contextos observacionais.
  • Introduzir as técnicas e instrumentos de observação sistemática mais atuais.


Programa/Conteúdos

  • Scouting, suas funções e enquadramento técnico.
  • A observação sistemática do comportamento do jogador e da equipa de futebol.
  • O talento no futebol: premissas.
  • Técnicas de observação.

 

- Análise de Jogo – 4h

Contexto

Observar e analisar o rendimento desportivo representa, desde sempre, e com maior incidência no contexto hodierno, uma necessidade premente para se atingirem altos desempenhos. Neste sentido abordar esta análise com ferramentas próprias que permitam de forma célere e precisa chegar à análise requerida é fundamental para clubes e analistas desportivos.


Caracterização

Introduzir conceitos importantes para saber como analisar o jogo. Conhecer as principais ferramentas de análise de jogo e perceber que não basta coletar muitos dados para entender o futebol. Além disso, a formação revela as principais diferenças entre análise de jogo e análise de desempenho no futebol fornecendo importantes conceitos aos profissionais ligados a esta área.

.
Objetivos

Objetiva-se para a presente formação que o participante seja capaz de melhor compreender as mais-valias da observação e análise do jogo, assim como perceber que tipo de ferramentas existem para esta mesma análise. 


Programa/Conteúdos

- Compreensão dos Momentos do Jogo

- Análise / Observação da própria equipa

- Análise / Observação do adversário

 

- Team Manager/Gestão Desportiva – 4h

Contexto
Nas últimas décadas, com o objetivo de dar resposta às maiores exigências que têm vindo a ser colocadas aos jogadores e às equipas, têm ocorrido diversas transformações organizacionais na estrutura dos clubes desportivos. É bem evidente a necessidade de uma cada vez maior especialização das funções e competências que são exigidas a todos os agentes que nele intervêm.


Caracterização
É nesse contexto que tem emergido a figura do Gestor de Equipa, vulgarmente conhecido por Team Manager, como um elemento decisivo ao bom funcionamento e desempenho dos clubes desportivos e das suas equipas e jogadores. Apesar da relevância que lhes é justamente reconhecida são escassos os profissionais dessa área que vivenciaram na sua formação, matérias com conteúdos especificamente orientados para a gestão e organização de equipas desportivas.

 


Objetivos

 

- Dar a conhecer a importância do Cargo na estrutura de um clube

- Fazer uma breve caracterização das atribuições do Team/Manager


Programa/Conteúdos

 

 - Planeamento

 - Organização de Clube/Equipa

 - Gestão de Recursos

 - Breve Enquadramento Regulamentar

 

- Gestão Imagem e Redes Sociais como promoção do jogador – 3h

Contexto:
Atualmente, as redes sociais revelam-se uma ferramenta cada vez mais imprescindível para que organizações desportivas, os seus agentes e em particular os principais atores do fenómeno - os jogadores de futebol - possam comunicar com os seus adeptos e seguidores. As redes sociais aportam diferentes vantagens ao fenómeno desportivo, embora a sua utilização por vezes menos cuidada venha sendo fonte de inúmeras situações prejudiciais para os envolvidos. O jogador, deve por isso, saber tirar o melhor partido das possibilidades que as redes sociais oferecem, precavendo-se relativamente ao envolvimento em outras situações que possam denegrir a sua imagem como profissional do desporto, com as responsabilidades que daí advêm, e como cidadão.


Caracterização:
A ação de formação sobre redes sociais e promoção do jogador está organizada no sentido de observar as o potencial e perigos das redes sociais, as suas diferentes ofertas e os âmbitos aos quais cada uma destas dá resposta. Por outro lado, será analisada a utilização das redes sociais como plataformas de promoção do jogador e do seu exercício profissional junto de outros agentes desportivos e também do público em geral.


Objetivos:

  • Analisar o impacto, potencialidades e perigos das redes sociais.
  • Promover a utilização das redes sociais no sentido da promoção do jogador considerando a responsabilidade que este exercício profissional implica.


Programa/Conteúdos:

  • O impacto das redes sociais na comunicação atual.
  • Diferentes propostas de redes sociais e seus objetivos.

Utilização das redes sociais para a promoção profissional e sua responsabilidade social

 

- Intermediação no futebol – 3h

Contexto:
A figura do Intermediário, anteriormente designado por Agente FIFA e, posteriormente, Agente licenciado pelas diferentes federações nacionais, é atualmente passível de ser exercida por qualquer interessado nas suas funções, liquidando a taxa que o habilita para o exercício. Apesar das Federações poderem exigir requisitos suplementares, como é o caso da FPF ao estabelecer a obrigatoriedade de constituição de um seguro de responsabilidade civil profissional e apresentação de documentos comprovativos da liquidação de obrigações fiscais, o novo regime aboliu a exigibilidade de licenciamento para o exercício da atividade de intermediário. Considerando o crescente número de interessados nestas funções, e sendo o jogador profissional de futebol o principal envolvido, além de também ser um possível interessado enquanto prosseguimento de carreira profissional, revela-se fundamental, face ao atual enquadramento, a capacitação legal, técnica e ética que deve estar subjacente à ação de intermediação no futebol.

 

Caracterização:
A formação sobre intermediação no futebol será subordinação à definição do perfil do intermediário, expondo as possibilidades legais do seu exercício em correspondência com as responsabilidades técnicas e éticas que o mesmo exige.


Objetivos:

  • Dotar os participantes do conhecimento legal e técnico relativamente à atividade de intermediação.
  • Apresentar e discutir as responsabilidades inerentes à função de intermediário.

 

Programa/Conteúdos:

  • Legislação referente à intermediação.
  • Responsabilidade técnica e ética do intermediário

Aspetos básicos associados à gestão da carreira do futebolista.

 

- Educação e Gestão Financeira – o Futebol – 3h 

Contexto: 

A profissão de futebolista é uma carreira de desgaste rápido e de curta duração que, caso não haja qualquer eventual ocorrência, termina por volta dos 35 anos. São poucos os jogadores que logram um rendimento suficiente para enfrentar o pós-carreira com otimismo. Simultaneamente, a falta de qualificações derivada do abandono escolar não lhes permite perspetivar o desempenho de uma atividade profissional que lhes permita manter ou elevar o seu nível económico. Recentemente foi publicado um estudo da autoria da Xpro, empresa inglesa de gestão de carreira de jogadores de futebol, que indica que 2 em cada 5 ex-jogadores da Premier League (campeonato com maior dimensão económica do mundo) estão em bancarrota. Em Portugal, apesar de não existirem dados concretos, não é diferente. Têm sido vários os ex-jogadores de futebol de atividade e impacto recente a terem novamente mediatismo mas por motivo das dificuldades económicas que apresentam.


Caracterização:
O SJPF assinou com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) um protocolo com vista à sua integração no âmbito do Programa Nacional de Formação Financeira e desenvolvimento associado de um projeto de educação financeira do futebolista.  Neste enquadramento surge a ação de formação destinada a jogadores participantes no Estágio.  


Objetivos:

  • Apresentar Projeto de Educação financeira do futebolista SJPF-CNSF.
  • Introduzir aspetos básicos de gestão financeira.


Programa/Conteúdos:

  • O Programa Nacional de Formação Financeira e o projeto de educação financeira do jogador de futebol.
  • Planeamento e gestão financeira.
  • Poupança e investimento.
  • Crédito e prevenção e gestão do incumprimento.

Seguros.

 

- Coaching/Preparação Mental e desenvolvimento da performance – 4h

Contexto:
introduzir o Formando nas técnicas utilizadas pelo coaching para a melhoria da performance.


Caracterização:
 A abordagem vinculada ao desenvolvimento pessoal e da performance centra-se nos processos de autoconhecimento e transformação do indivíduo com vista ao reconhecimento do seu potencial e consequente desenvolvimento da sua missão pessoal. Simultaneamente, o coaching permite orientar o desenvolvimento deste potencial particular, orientação o indivíduo para o reconhecimento e reforço das suas características pessoais mais fortes e determinantes e vinculando a sua ação ao sucesso das tarefas em que se implica.


Objetivos:

  • Promover o reconhecimento do potencial individual de cada jogador.
  • Desenvolver dinâmica e coesão de grupo
  • Introduzir as técnicas utilizadas pelo Coaching para a melhoria da performance.


Programa/Conteúdos:

  • Motivação e desenvolvimento pessoal.
  • Objetivos e planos de ação.
  • Identificação e estabelecimento de metas.
  • Recursos e técnicas de superação.

 

- Aspetos Jurídicos e Contratuais da Atividade Desportiva – 3h

Contexto
No desporto em geral e no futebol em particular, alguns dos princípios basilares da relação de trabalho subordinado são derrogados pelas especificidades da atividade desportiva. A liberdade de trabalho e a segurança no emprego conjugam-se de forma diversa neste setor, tendo em conta a necessidade de acautelar a estabilidade das competições e a gestão desportiva/financeira de "carreiras de desgaste rápido e curta duração".


Caracterização
Esta formação tem por objetivo dotar os agentes desportivos, em especial os jogadores (enquanto parte contratualmente mais débil da relação laboral desportiva), do conhecimento relativo aos instrumentos contratuais que estão à disposição, os requisitos de validade dos contratos, as cláusulas ilícitas, bem como o conjunto de comportamentos indispensáveis para salvaguardar a sua posição jurídica.


Objetivos

  • Transmitir as regras essenciais em matéria de constituição, execução e cessação do contrato de trabalho desportivo;
  • Abordar os aspetos que são objeto de maior litigância judicial como forma de potenciar a diminuição de "comportamentos de risco" e práticas ilícitas;
  • Estabelecer um conjunto de informações indispensáveis para quem celebra um contrato de trabalho desportivo.

 

Programa/Conteúdos

  • Relação Laboral Desportiva: formação do contrato e inscrição desportiva; Execução do contrato ("os direitos de vencimento sucessivo"); Cessação do Contrato (procedimento e fundamentos para a justa causa de rescisão); Cláusulas Ilegais/Abusivas; Desvinculação Laboral vs. Desvinculação Desportiva (análise do regime português);
  • Noções básicas sobre aspetos fiscais associados à relação laboral desportiva;
  • Aspetos essenciais da cedência de Direitos de Imagem;
  • Cedência de Direitos Económicos (o papel dos "terceiros investidores" e as recomendações da FIFA);
  • Estabelecimento do "standard mínimo" de proteção na ótica do Jogador.

 

- Integridade no Desporto – 3h

Contexto:
Os resultados combinados no desporto, com vista à obtenção de ganhos económicos através das apostas desportivas, são um fenómeno à escala global que perverte os valores associados à prática desportiva e os seus fundamentos educativos, bem como a honestidade que a ação competitiva exige. Num tempo em que o fenómeno também assola o desporto português em geral e o futebol em particular, o SJPF posiciona-se na linha da frente na defesa de uns jogadores, de uma modalidade, de um desporto e de uma sociedade mais justa e transparente, não apenas através de campanhas desenvolvidas para o efeito como também de ações no terreno.

Caracterização:
No seguimento das recomendações e iniciativas de diferentes organizações internacionais com responsabilidade tutelar na área do desporto, o SJPF vem desenvolvendo, em enquadramento com a FIFPro, o "Programa Anti match-Fixing - Deixa-te de joguinhos!" destinado a combater o negócio dos resultados combinados e das apostas ilegais. Este Programa persegue e difunde o modelo dos três R's desenvolvido conjuntamente pela Interpol e pela FIFPro e que faz referência a três ações de rejeição ao match-fixing a serem levadas a cabo pelos jogadores de futebol que se vejam, inadvertidamente, envolvidos numa situação com essas características. São os três R's: Reconhecer, Resistir e Reportar. A ação de formação levada a cabo apresentará este Programa, mas também estimulará a discussão entre os presentes relativamente a este fenómeno e às possíveis ações que deverão ser assumidas para a sua erradicação.

Objetivos:

  • Identificar o Match-fixing como um problema à escala global com características particulares.
  • Apresentar o Programa do SJPF "Anti match-Fixing - Deixa-te de joguinhos!".
  • Discutir e refletir sobre as ações que devem ser desenvolvidas para proteger o jogador, a modalidade e o desporto deste fenómeno ilegal.

Programa/Conteúdos:

  • O fenómeno do match-fixing.
  • match-fixing em diferentes contextos internacionais e em Portugal
  • Recomendações das organizações internacionais com responsabilidade tutelar.
  • O Programa do SJ "Anti match-fixing - Deixa-te de joguinhos!"
  • Os três R's: Reconhecer, Resistir e Reportar.
  • Ações necessárias para a erradicação deste fenómeno ilegal.

 

- O Pós Carreira ligado ao Futebol – 3h

Contexto
O jogador de futebol conhece o sistema desportivo a partir da perspetiva particular que lhe dá o seu exercício profissional. Contudo, considerando a amplitude e diferentes âmbitos associados ao sistema desportivo, revela-se importante desenvolver conhecimentos que permitam a compreensão da sua estrutura e dinâmica, em geral e do futebol em particular, a partir de diferentes prismas como sejam o legal, o organizacional, o competitivo ou o profissional.   


Caracterização
A partir da análise da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto (Lei n.º5/2007, de 16 de janeiro) considera-se a observação dos diferentes âmbitos inerentes ao sistema desportivo com particular relevância para o conhecimento das estruturas organizacionais e dos diferentes exercícios profissionais que operam na órbitra da modalidade de futebol e que podem consistir em eventuais oportunidades para o jogador de futebol em período de transição no que toca à sua carreira profissional.


Objetivos

  • Dar a conhecer a estrutura e dinâmica do sistema desportivo.
  • Observar as diferentes profissões e seus enquadramentos legais associadas à modalidade de futebol.
  • Perspetivar motivações dos jogadores relativamente aos âmbitos profissionais, dentro do sistema desportivo, que se podem revelar mais atrativos para os jogadores profissionais de futebol após a cessação da sua carreira desportiva.


Programa/Conteúdos

  • Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto.
  • Estrutura e organização do Sistema Desportivo.
  • Estrutura e organização da modalidade de futebol.
  • Mapa de profissões associadas à modalidade de futebol, seus enquadramentos legais e necessidades formativas.

Orientação profissional no âmbito das profissões do desporto em geral e do futebol em particular.

 

- Alto Rendimento e Saúde Mental – 3h

Contexto
Pressão para ganhar, resultados combinados, lesões, doping, opções do treinador, problemas familiares, todas estas vicissitudes da profissão e da vida levam a que muitas vezes os jogadores não estejam preparados para superar tantas adversidades e consigam manter o rendimento em campo e o equilíbrio fora dele. Num estudo recente (Gouttebarge, V. Frings-Dresen, M., & Sluiter, J., 2015), apoiado pela FIFPro, é demonstrado que um em cada quatro jogadores se ressente da pressão da profissão apresentam algum tipo de distúrbio psicológico associado ao stress, à ansiedade e à depressão.


Caracterização
O SJ tem em desenvolvimento um projeto de acompanhamento, informação e investigação no âmbito da saúde mental do jogador profissional de futebol com o objetivo de lhe colocar ao dispor instrumentos que ajudem a minimizar, prevenir e superar estes problemas. Esta ação dará alguns conhecimentos introdutórios relativamente ao âmbito desse projeto.


Objetivos

  • Apresentar sumariamente o futuro projeto de saúde mental em desenvolvimento por parte do SJ.
  • Apresentar a problemática da saúde mental no futebolista: casos e números.

Perspetivar ações conducentes à melhoria de comportamentos e manutenção da saúde mental no alto rendimento desportivo.

 

- Primeiros Socorros – Noções Básicas – 3h

Contexto:
São vários os casos de morte súbita e desfalecimento no futebol. Os jogadores em campo são aqueles que estão mais perto de uma possível ocorrência entre um colega profissional. Por esse motivo, a sua intervenção, prévia à chegada das equipas médicas e de emergência presentes no local pode ser diferenciadora. Todos os jogadores deverão estar na posse dos fundamentos básicos que sustentam a intervenção no âmbito do Suporte Básico de Vida. Dada a importância da temática, o SJPF aproveita a realização do Estágio do Jogador para facultar aos participantes essas ferramentas.


Caracterização:
Trata-se de uma ação teórico-prático onde os jogadores poderão aprender a identificar situações de emergência médica e a agir em consonância. A formação em Socorrismo e SBV deverá permitir ao jogador intervir com responsabilidade e consciência nas ações de Deteção e Alerta de ocorrência de emergência, tal como sugere o Sistema Integrado de Emergência Médica.


Objetivos:

  • Transmitir noções básicas de primeiros socorros e conhecimentos de Suporte Básico de Vida.
  • Proporcionar aos participantes, conhecimentos de forma a adquirir conhecimentos que lhe permitam realizar manobras de suporte básico de vida de forma correta.


Programa/Conteúdos:

  • Cadeia de Sobrevivência
  • Risco para o Reanimador
  • Suporte Básico de Vida
  • Posição Lateral de Segurança
  • Obstrução da Via Aérea.

 

- Jogador Start-Up – 3h

Contexto
O jogador profissional de futebol desenvolveu ao longo dos anos em que exerce ou exerceu a sua atividade competências interessantes para o mundo empresarial. A capacidade de estabelecer metas, o trabalho em equipa, a construção paulatina de um modelo comportamental, a noção de marca desportiva associada à gestão da sua própria imagem faz com que muitos jogadores se sintam motivados para o desenvolvimento da sua carreira no âmbito do mundo empresarial, seja dentro ou fora do sistema desportivo. Contudo, além das importantes competências pessoais e sociais que possui, o jogador não está na posse do necessário conhecimento com vista ao desenvolvimento de um projeto de sucesso, com todas as exigências legais, concetuais, metodológicas e administrativas que o mesmo exige.


Caracterização
A formação dedicada à temática do projeto de negócio e criação do próprio emprego incide no desenvolvimento dos conhecimentos necessários para que o jogador possa empreender uma vez acabada a sua carreira de atleta profissional. São observadas as possibilidades e dificuldades legais e administrativas para a criação de um projeto de negócio, bem como as oportunidades de empreender através da criação do próprio emprego na área empresarial.  


Objetivos

  • Observar e desenvolver noções metodológicas relativas à elaboração de um projeto de negócio.
  • Conhecer as possibilidades e dificuldades legais e administrativas para o desenvolvimento de atividade empresarial.
  • Reconhecer as oportunidades e ações associadas à criação do próprio negócio.


Programa/Conteúdos

  • Gestão e desenvolvimento de projetos: conceito e metodologia.
  • Marketing e comunicação.
  • Regulação da atividade empresarial.

Empreendedorismo e empregabilidade.

 

- Arbitragem (Jogamos o Mesmo Jogo) – 2h

Contexto: 

Tendo em consideração que os jogadores, os árbitros e os treinadores desempenham um papel crucial no futebol, enquanto intérpretes das regras do jogo e promotores dos princípios essenciais à subsistência do desporto (a integridade, o respeito, o fair-play, a igualdade e a competitividade), o SJ, promove esta ação com o  objetivo de promover um clima de respeito entre os três atores principais do jogo.

O futebol é uma indústria global, capaz de despertar paixões e emoções como nenhuma outra modalidade desportiva em Portugal. Infelizmente, a cultura dominante tende a fazer recair sobre os árbitros a responsabilidade pelos insucessos desportivos das equipas.


Caracterização:

A formação no que diz respeito à temática Arbitragem visa consciencializar os formandos sobre a função do Árbitro bem como a sua integração no Jogo. O Aparecimento de Novas regras bem como a atualização constante das mesmas será um dos pontos a abordar na Ação.


Objetivos:

- Valorizar o papel da arbitragem e a sua envolvência no jogo e na competição;

- Sensibilizar os destinatários da campanha para as boas práticas no futebol, o fair-play e o respeito mútuo;

 

- Envolver árbitros, jogadores, treinadores e clubes num espírito de cooperação que melhore a qualidade do futebol português e das competições profissionais